O programa de relacionamento
da Qualicorp com você, corretor.

ATENDIMENTO EXCLUSIVO
Segunda a Sexta, das 9h às 18h.
Siga nossas redes:

Coronavírus: como usar máscara de maneira correta

25/06/2020

O uso de máscara, antes necessário apenas em procedimentos de saúde, se tornou obrigatório em diversas cidades durante a pandemia de coronavírus. Ela serve como uma barreira para gotículas que contém o coronavírus e que estão no ar pela fala, tosse ou espirro de pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem conhecimento. Veja abaixo como usar a máscara de forma eficiente para sua proteção.

Uso de máscara: o que você precisa saber

A máscara de rosto é um equipamento de proteção individual simples, de fácil utilização e que ajuda o combate da disseminação do coronavírus. Além de proteger você por cobrir as mucosas da boca e do nariz, usá-la também garante proteção às pessoas ao seu redor.

O uso das máscaras descartáveis é mais indicado para profissionais da saúde. No entanto, se for utilizar este tipo de máscara, ela não deve ser reutilizada em nenhuma hipótese. Recomenda-se o uso de máscara de tecido às pessoas que estão em casa e precisam sair à rua ou aos trabalhadores que continuam saindo de casa, mas que não trabalham no atendimento a pacientes.

Nesse caso, elas devem ser confeccionadas com duas camadas de pano, de preferência em tecidos de algodão, TNT ou tricoline. Também é importante que a máscara cubra boca e nariz sem deixar espaços nas laterais.

Passo a passo para saber como usar máscara durante a pandemia

  1. Lave as mãos ou higienize com álcool em gel antes de tocar na máscara. Ao pegá-la para vestir, evite encostar em outras partes que não sejam o elástico da orelha ou fio de amarração.
  2. Verifique se sua máscara contém rasgos ou buracos. Certifique-se também de que ela está posicionada do lado correto para uso.
  3. Coloque a máscara em seu rosto cobrindo do nariz ao queixo. Se for o caso, pressione a tira de metal ou borda moldável para que ela fique justa ao formato do seu nariz.
  4. Durante o uso, evite tocar sua máscara.
  5. É necessário trocá-la sempre que ficar úmida ou a cada duas horas de uso.
  6. Ao retirar a máscara, não toque a parte da frente. Remova o elástico das orelhas e mantenha afastado de seu rosto.
  7. Se a máscara for de uso único, descarte imediatamente em um saco e, então, em lixeira fechada. Se for uma máscara de tecido, lave de acordo com as indicações.
  8. Higienize suas mãos após o descarte com água e sabão ou com álcool em gel.

 

Higienização de máscaras de tecido

Assim como é importante saber como usar máscara, é também essencial que se saiba como higienizá-las. Não se deve utilizar a máscara novamente depois de retirá-la e, a cada troca de peça, é necessário higienizá-la.

O uso de máscaras de tecido é obrigatoriamente individual. Após retirá-la, é indicado deixar a peça de imersa na água com sabão ou água sanitária por, pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, deve-se enxaguar e secar.

Não cometa erros comuns ao usar máscara

  • Não deixe o nariz descoberto – é essencial que você proteja suas narinas e respire apenas dentro da máscara;
  • Não deixe o queixo descoberto;
  • Não use máscaras largas para você e que deixam espaços nas laterais do rosto – a vedação precisa ser completa;
  • Não tire sua máscara e deixe-a no queixo, pois a parte de fora pode entrar em contato com sua pele e mucosas, levando a riscos de contaminação;
  • Não apoie sua máscara usada em superfícies, pois pode contaminá-las. O correto é descartá-la ou lavá-la, se for de tecido;
  • Não permaneça com a mesma máscara por mais de 2 horas;
  • Não descarte a máscara de uso único sem colocá-la em uma sacola. Assim, você evita que alguém, ao recolher o lixo, corra o risco de se infectar.

Atenção: lembre-se que o uso de máscaras durante a pandemia deve ser sempre combinado com as outras medidas de proteção, como lavar as mãos constantemente, higienizar superfícies e evitar tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas.