O programa de relacionamento
da Qualicorp com você, corretor.

ATENDIMENTO EXCLUSIVO
Segunda a Sexta, das 9h às 18h.
Siga nossas redes:

Outubro rosa: mês de conscientização contra o câncer de mama. Faça o autoexame e se previna da doença.

04/10/2019

Outubro é conhecido internacionalmente como o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama — e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Somente no Brasil, cerca de 14 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É a quinta causa de morte por câncer em geral, e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

O mastologista e professor da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Alfredo Barros afirma que as estatísticas podem melhorar se a população feminina se conscientizar da importância dos exames de controle. Quando o tumor é descoberto na fase inicial, geralmente ainda pequeno, e que não migrou para outros órgãos do corpo, as chances de cura chegam a 97%.

A realização do autoexame da mama é uma forma de reconhecer o câncer, principalmente para mulheres que não têm acesso fácil à mamografia. Ele é feito apalpando os seios que pode identificar a presença de caroços semelhantes a pequenas bolinhas de vidro. O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, até uma semana depois do início da menstruação.

Sintomas do câncer de mama
O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulos no seio. Outros sinais que podem indicar a doença são alterações na pele ou no mamilo, aparecimento de gânglios palpáveis nas axilas e saída de secreção transparente ou sanguinolenta das papilas mamárias. É preciso estar atenta (o). Se há suspeitas e dúvidas, é preciso buscar orientação médica o mais breve possível. O tratamento é personalizado e, dependendo do estágio da doença, pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e/ou terapia biológica.

 

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo