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Quarentena e home office – como separar a vida pessoal do trabalho?

27/07/2020

Durante a pandemia de coronavírus, a necessidade de aliar quarentena e home office transformou as formas de trabalho de muitas pessoas. De uma hora para outra,  trabalhadores viram suas casas divididas entre a vida pessoal e as funções profissionais. Perdidos na divisão de tempo e espaço, o desgaste mental pode atrapalhar tanto a produtividade quando o relaxamento.

O trabalho remoto é uma solução inteligente e segura para o período de quarentena: as tarefas se mantêm, são executadas à distância e não exigem que equipes de trabalho se encontrem pessoalmente, correndo risco de propagar o coronavírus.

No entanto, muitos também são os desafios: a comunicação apenas online, a necessidade constante de internet e de estar conectado, ter que lidar com as crianças em casa durante o expediente. É preciso encontrar o equilíbrio colocando limites entre vida pessoal e profissional. Veja como.

Passo a passo para aliar quarentena e home office

Pode ser confuso, de início, dividir seu tempo de trabalho e de lazer em um mesmo espaço. Veja um passo a passo com algumas dicas para que você consiga manter a produtividade no trabalho remoto, separando seu papel profissional do pessoal em sua casa.

  1. Mantenha sua rotina diária de antes da quarentena

Pequenos hábitos do cotidiano fazem enorme diferença para diminuir o choque da quebra na rotina. Siga os mesmos passos que costumava: levante-se, tome banho, tire o pijama, arrume a cama, tome café da manhã. Tudo como se fosse trabalhar fora de casa – assim você se desliga do conforto do seu quarto e acorda para começar o dia.

  1. Defina um espaço de trabalho remoto e feche a porta. Crie um ambiente confortável

Não deixe que seu home office tome sua casa toda. Ter um cômodo definido para se dedicar exclusivamente ao trabalho divide, espacialmente, o lugar onde você pode se permitir relaxar e onde você deve se concentrar. Para evitar distúrbios externos, mantenha a porta fechada.

Deixe seu espaço de trabalho limpo, sem poeiras e restos de comida. Separe o material que você utiliza para ficar ao seu alcance. Utilize móveis que auxiliam sua postura e não incomodem seu corpo, para não ficar dolorido após expediente.

  1. Evite distrações

Não tenha uma televisão no seu cômodo de trabalho e, caso tenha, evite deixá-la ligada. Ative o modo silencioso no seu celular, com alerta apenas para ligações urgentes. Evite também ficar checando mensagens, separe um momento com tempo limitado para fazer isso. Dessa forma, você mantém a concentração durante o expediente, longe de possíveis perturbadores da atenção.

Caso tenha crianças pequenas em casa, converse com elas e deixe claro o momento que você está ocupado. Se tiver parceiro (a), combine de dividir os cuidados. Evitar distrações permite que você cumpra seu horário de home office e finalize suas tarefas sem ter que prolongar o expediente.

  1. Faça um cronograma ou uma lista com suas tarefas diárias. Limite e respeite o horário que você tem para cumpri-las

Para ter claro na mente o que você precisa executar naquele dia de trabalho remoto, liste suas tarefas com entrega para aquele dia, reuniões e sinalize quais são suas prioridades. Você pode deixar essa lista organizada no final do expediente do dia anterior ou, então, deixar anotado funções da semana toda – sabendo, claro, que elas podem precisar ser remanejadas.

Para não descumprir o horário de trabalho necessário, mas também não alongar o expediente e tomar todo o seu dia, estipule e respeite a hora de início e fim do home office. Cumpra também as pausas para o almoço, pois são um respiro no meio do dia. Esses limites de horário permitem separar melhor seu momento profissional do pessoal.

  1. Utilize canais de comunicação eficientes e seja claro em suas mensagens

Utilize ferramentas de comunicação empresarial, como o Slack e o Trello, para conversas rápidas entre a equipe e definição das tarefas. Quando necessário, para assuntos importantes e mais longos, agende uma reunião por videoconferência. Essas são formas de manter o entrosamento com os colegas de trabalho, falar de forma mais clara e respeitar seu espaço sem que tenha interrupções constantes. Evite utilizar seu celular e as redes sociais para se comunicar.

  1. Separe um cômodo da sua casa exclusivo para relaxar

Defina um lugar em sua casa para descansar. Pode ser seu quarto, uma sala separada, sua varanda. Uma vez lá, nada relacionado ao trabalho pode entrar: sem ligações, mensagens de texto, relatórios ou conversas sobre a vida profissional. Este cômodo serve como um escape, um lugar para não se pensar em estresses do trabalho.

Para deixá-lo mais íntimo e aconchegante, deixa iluminação suave, almofadas ou cadeiras confortáveis, som ambiente ou músicas que te agradam. Você pode também utilizar aromatizantes para que o ambiente fique do seu gosto. O importante é deixá-lo com a sua cara e criar um lugar que te auxilie a relaxar.